Clique aqui e ganhe bonus

sexta-feira, 13 de março de 2020

Abraham Maslow - Teoria das necessidades Humanas

TEORIA DAS NECESSIDADES HUMANAS

Abraham Maslow - Teoria das necessidades Humanas
  - Abraham Maslow, foi um psicologo norte-americano nascido em 1908 e falecido em 1970,  que desenvolveu uma teoria das necessidades humanas em que ele o classificou em uma pirâmide, começando de baixo para cima.
     Segundo Maslow é condição interior que leva o individuo a fazer ou deixar de fazer algo com maior ou menos intensidade. A motivação é o desejo de adquirir alguma coisa ou alcançar algum objetivo. A motivação é uma das ferramentas mais importantes para o sucesso das empresas, pois ela move o desempenho do funcionário.
     Maslow queria demonstrar como ocorria o seu estudo das motivações, organizando-as em necessidades humanas, em uma ordem superior, hierárquica de cinco níveis de importância. E ainda colocava que ''as necessidades  vão se tornando mais sofisticadas á medida que mudamos de nível, ou seja o ser humano nunca estará inteiramente satisfeito com as coisas que já possui.'' ele estará continuamente procurando melhor qualidade e maior variedade, desejando mais sofisticação na vida.

      A motivação pode estar relacionada ao ambiente da empresa, á chefia, aos colegas da organização, que podem fazer com que o colaborador deseje mudar de emprego ou melhorar a qualidade de seu trabalho, ou até estar motivado no desempenho de suas atividades.

     Existem autores e pesquisadores que contestam a teoria de Maslow, como Frank K. Gibson e Clyde E. Teasley, da universidade da Geórgia, onde dizem que ocorre uma falta de evidência empírica capaz de apoiar a teoria de Maslow, mas entretanto confessam que parece haver quase uma atração metafísica pela teoria de Maslow.
     Maslow, não empreendeu estudos científicos sobre sua teoria, mas desde 1986 a Universidade de Columbia vem realizando uma pesquisa, que aplicada a algumas organizações teve conclusões positivas, referente a comparar as necessidades, mas que certa forma estão correlacionadas a teoria de Maslow.
     Demonstrando que podemos aplicar ´´a administração a teoria de Maslow, como fator motivacional as pessoas no trabalho, e é influenciada para que cada um de nós possa utiliza-la 

                                                        Necessidades de Ego
   Totalmente acima das necessidades sociais, aquelas que não motivam até a necessidade de nível mais baixo estejam de fato satisfeitas. Existem outras de maior importância para a administração e para o próprio homem, que seriam as necessidades do ego, onde temos as necessidades relacionadas com o amor próprio: que englobam a autoconfiança, realização, independência, competência e conhecimento. E também as relacionadas á sua reputação, que seriam: status, reconhecimento, respeito, etc.
   Ao contrário das demais necessidades, esta é a mais difícil de satisfazer, pois cada homem procura o melhor para si, então o que é bom para uma pessoa talvez nãos seja boa para outra, e também apos realizado o ego sempre vai querer mais, não há um limite ai vai depender de cada um onde terá de controlar te com o espirito pois como diz  Hobbes '' O Homem é o lobo do próprio Homem.''
                                                     Necessidades de Auto Realização
   Essas necessidades condizem a que cada um realize o seu próprio potencial, de estar em continuo autodesenvolvimento, de ser criativo o mais alto possível.
   Conforme a vida moderna avança, é possível perceber que são dadas apenas oportunidades limitadas para que estas necessidades sejam satisfeitas, na maioria das vezes as mais baixas na hierarquia não obtém mais sucesso, isso desvia as pessoas para que elas obtenham realização nestas necessidades inferiores, tirando-as do foco pela auto realização.
   Mesmo funcionando essa hierarquia, ela é considerada apenas um comportamento tipico, havendo exceções reconhecedores por Maslow. Exemplos:
  1- Tem pessoas que já nascem altamente criativas, e isso lhes parece o mais importante a se desenvolver, portanto tal criatividade pode surgir não como auto realização e nem consequência da satisfação das outras necessidades inferiores , mas sim uma forma compensatória de todas demais necessidades.
  2- Pessoas com um nível extremamente inferior de necessidades, e acha bom continuar assim, nesta situação por comodismo.
  3- A inversão da hierarquia é da necessidade por muito tempo satisfeita, exemplo quem nunca passou fome, não tem porque se preocupar com essa necessidade.
  4- Para Maslow a mais importante exceção, é a que envolvem ideias e julgamentos de valor, o homem sacrifica a própria vida em função de um valor que lhe é caro.

                                                       Necessidades de Segurança

    Satisfeitas as necessidades fisiológicas, as outras necessidades de nível superior a essa, começam a aparecer no comportamento do homem e a motiva-lo.  São as necessidades de segurança de proteção contra o perigo, ameaça, e a privação.  Elas não se referem a proteção, pois a pessoa acreditando na oportunidade dada, corre qualquer risco que for preciso. Entretanto, se sentir-se ameaçada ou dependente de algo alheio a ele, com certeza a necessidade é a garantia de proteção. Sendo assim, se o funcionário sentir-se ameaçado, por algo que ele possa vir a se perder, como por exemplo, o seu trabalho, ocorre á necessidade de segurança.
   Pois é de fato ''dependente''.

                                                          Necessidades Sociais


  Quando as outras necessidades encontram-se satisfeitas, suas necessidades sociais se tornam importantes como fator de motivação de seu comportamento.
  Essas necessidades sociais podem ser resumidas em: necessidades de participação, de associação, de aceitação por parte dos outros funcionários, da troca de amizade e afeto.
  Todavia, Maslow diz que a administração conhece e sabe dessa necessidade, mas tem uma visão errada sobre a mesma, pois acha que representam certa ameaça á organização.

Necessidades Fisiológicas
·                      ''O homem é um animal dotado de necessidades, assim que uma de suas necessidades é satisfeita, surge outra em seu lugar,'' assim afirma Maslow, e diz ainda que mesmo sendo uma necessidade de nível mas baixo na hierarquia das necessidades, possui grande importância quando não satisfeitas. Como por exemplo, ele dispõe que o homem só busca o pão quando não há pão. Sugestionando que não deixa de ser uma necessidade de importância, pois precisa se alimentar, descansar etc.

·                      Entretanto mesmo satisfazendo essa necessidade ela não motiva o comportamento, pois envolve mais coisas importantes para causar o impacto motivacional. Por fim esta necessidade é a primeira de baixo para cima na teoria das necessidades de humanas de Maslow.

Nenhum comentário:

Postar um comentário